AS NARRATIVAS DA FOME

Autores

  • Antonio Mauricio Martins Neto
  • Carolina de Fátima Linhares Augusto
  • Ana Karolina Freire Oliveira
  • Antonio Douglas Brito da Silva
  • Kenia Sousa Rios

Resumo

O estudo a ser abordado é parte de um projeto de pesquisa coletiva que envolve todos/as bolsistas e que se debruça sobre as narrativas da fome, buscando refletir sobre como a fome é experienciada em diversas temporalidades e espacialidades, desenvolvendo essa análise a partir de uma perspectiva historiográfica. Num primeiro momento foi feita uma discussão teórica, que resultou na divisão dos bolsistas em sub-grupos temáticos: (fome e produção econômica, fome e igreja católica, fome e loucura, fome e infância) que possibilitou o contato com diversas fontes, gerando interesses, questionamentos e problemáticas diferentes cujo objeto central é a fome. Esse momento específico da pesquisa busca articular o estudo conjunto de dois fenômenos históricos, a fome e a loucura e possíveis correlações entre ambos no Brasil, a partir da década de 1970. Busca entendê-los não como naturais, mas sim como imersos na cultura de uma época e existentes a partir de códigos sociais específicos. O estudo tem seu lugar de importância na historiografia bem como na sociedade como um todo, por investigar fenômenos existentes no passado e no presente, fenômenos que nos possibilitam saber sobre as experiências de mundo das pessoas do tempo pretérito. A metodologia utilizada inclui análise de documentos hemerográficos, entrevistas feitas em viagem de campo (historia oral), bibliografia já existente sobre o assunto, legislação e demais documentos que regulam a assistência psiquiátrica. A princípio conclui-se que o fenômeno da fome potencializa os dispositivos de controle social já existentes na assistência em saúde mental. A hipótese formulada até agora aponta que a fome serve como um pilar a mais no discurso da psiquiatria hegemônica, para tentar legitimar o modelo assistencial centrado em internamentos e em instituições manicomiais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial