AVALIAÇÃO DOS EGRESSOS DE UM CURSO DE FARMÁCIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: SUBSÍDIO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA MUDANÇA CURRICULAR

Autores

  • ThainÁ Alves Lira
  • Brenda Letícia Martins Belém
  • Danilo Maciel Araújo
  • Gyselle de Souza Rebouças
  • Helaynne Gomes do Nascimento
  • Nirla Rodrigues Romero

Resumo

Introdução: Em 19 de outubro de 2017 foram instituídas novas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Farmácia que definem os princípios e os procedimentos da formação de Farmacêuticos. Objetivos: Avaliar a percepção dos egressos de um Curso de Farmácia acerca das competências desenvolvidas na formação oferecida se comparadas com as exigências do mundo do trabalho. Metodologia: A coleta de dados foi feita através de um questionário eletrônico enviado por e-mail para egressos do Curso de Farmácia da UFC, que se formaram entre 2009.2 e 2018.2; o instrumento continha 22 itens avaliados através de uma escala Likert para expressar o nível de preparo do egresso, variando de 1 a 5. Para analisar esses itens foi utilizado o cálculo do Ranking Médio – RM. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará. Resultados: Responderam o questionário 99 egressos. Desses, 54.5% (n=54) afirmaram que ao concluir o curso não se considerou preparado para atuar no mercado de trabalho. As questões de maior pontuação na escala Likert, que indica que o aluno desenvolveu a competência, foram àquelas referentes à dispensação de medicamentos; promoção e educação em saúde do indivíduo, da família e da comunidade. Os itens de menor pontuação se referem a pesquisa, desenvolvimento, inovação, produção, controle e garantia da qualidade de biofármacos, biomedicamentos, imunobiológicos, hemocomponentes, hemoderivados e outros produtos biotecnológicos e biológicos, além de alimentos, preparações parenterais e enterais, suplementos alimentares e dietéticos. Conclusão: A partir da pesquisa realizada pode-se identificar competências que precisam ser desenvolvidas na formação do profissional farmacêutico e colaborar com a implementação das novas DCN’s.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial