BIOF5: PROMOVENDO ATUALIZAÇÕES SOBRE BIOLOGIA

Autores

  • Leticia Ferreira Paiva
  • Maria Vanessa Silva Alves
  • Alfredo de Menezes Ehrich
  • Erika Freitas Mota

Resumo

O ingresso nas universidades é promovido por meio de exames que avaliam as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos ao longo do ensino médio. Todavia, há desigualdades de acesso ao ensino de qualidade e por isso, vêm sendo apresentadas propostas por movimentos sociais e universidades, voltadas para a população mais carente, como cursos preparatórios para o ensino superior, gratuitos e sem fins lucrativos. Pensando em auxiliar os estudantes de terceiro ano de escolas públicas, o PET Biologia UFC promoveu a atividade BioF5 com o intuito de contribuir com a atualização de conteúdos biológicos e melhorar a aprendizagem. A ação consistiu na realização de aulões sobre atualidades relacionadas à biologia. Em 2019, essas ações ocorreram mensalmente em diferentes escolas da rede pública para alunos de terceiro ano do ensino médio. As mesmas consistiram de três momentos, iniciando com uma aula expositiva-dialogada, seguida por resolução e discussão de questões de vestibulares. Já a terceira etapa compreendeu a abertura de uma caixa contendo perguntas discursivas sobre o tema trabalhado e que foi levada para todos os encontros. Nesse último momento, os alunos foram convidados a explicar suas respostas e os petianos auxiliaram nas discussões. Em todas as escolas em que o BioF5 ocorreu, os estudantes demonstraram bastante interesse em participar e discutir os assuntos abordados, tanto no decorrer da aula, quanto no momento de responder às questões. Em alguns casos, foi observado que era o primeiro contato dos estudantes com temas que deveriam ter sido vistos no segundo ano. Desse modo, fica evidente a necessidade de atividades como essa para oportunizar a melhor preparação desses discentes com temas biológicos e atuais para os exames de ingresso na universidade. O BioF5 foi efetivo em levar atividades diferenciadas para educação básica, promoveu interação entre escola e universidade. Ademais, contribuiu na formação acadêmica dos petianos no eixo ensino e extensão.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial