CAFÉ ACADÊMICO: INTERLOCUÇÕES DE SABERES ENTRE A PSICOLOGIA E A SOCIEDADE
Resumo
O Café Acadêmico é uma atividade de extensão desenvolvida pelo Grupo PET Psicologia UFC com o intuito inicial de promover encontros que abordam temas atuais de relevância acadêmica e social, alcançando um público também de não-universitários, além de fomentar discussões relevantes para a sociedade como um todo. Aborda temáticas específicas na área da Psicologia e áreas afins, possibilitando a discussão de problemas relevantes. O objetivo é a criação um espaço de interlocução com a comunidade, para discutir não apenas sobre a produção acadêmica, mas também sobre a própria universidade e suas políticas, a partir da realidade do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Além disso, pretende criar espaços de discussão de temas pertinentes ao âmbito acadêmico e à comunidade, possibilitando o compartilhamento do conhecimento produzido pelos estudantes, professores e profissionais de áreas de interesse. Discute, ainda, o papel do psicólogo na sociedade em diferentes contextos, favorecendo debates de questões referentes à atuação profissional. Em 2019, o evento contou com 3 edições, trazendo os seguintes temas para debate: "Desinstitucionalização, Medicalização e Rede de Atenção Psicossocial", “Eros e Logos na Clínica Junguiana” e “Sexualidade e Câncer”. Todos os encontros ocorreram no formato de palestra no auditório Rachel de Queiroz com carga horária de 4h/aula. As primeiras duas horas foram destinadas para a apresentação da temática pelo palestrante convidado e as outras duas horas para debates, discussões e resoluções de dúvidas. A atividade atingiu cerca 123 pessoas. Como resultado, a atividade conseguiu criar um espaço no curso para tratar de temas específicos da Psicologia, atendendo à sugestões de participantes dos encontros realizados, além de criar um espaço de diálogo com o público de universitários e não-universitários para discutir questões de relevância social para a graduação e a sociedade.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.