CAPACITAÇÃO EM ADUBAÇÃO: UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR NO APRIMORAMENTO DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL

Autores

  • Matheus Moreira Oliveira
  • Sávio Justino da Silva
  • André dos Santos Frederico
  • Nicholas Ribeiro Silva
  • Rosilene Oliveira Mesquita

Resumo

A grande área de Ciências do Solo engloba conhecimentos que permeiam a biologia, física e química do solo, fazendo desta uma área de alta complexidade. Apesar da graduação em Agronomia abranger essa grande área, devido à dificuldade em interligá-las e as exigências de mercado estarem cada vez maiores, vê-se a necessidade de realização de cursos e/ou capacitações que dêem aos alunos a capacidade de retomarem estes conhecimentos ou se atualizarem sobre tais assuntos. O PET- Agronomia visando preencher esta lacuna, promoveu o curso “capacitação em adubação” que teve o intuito de sanar dúvidas acerca do uso e aplicação de corretivos e fertilizantes. O mesmo ocorreu de 08/07/2019 à 12/07/2019 nos períodos matutino e vespertino, onde durante as manhãs o facilitador da atividade Doutor em solos e nutrição de plantas William Natale repassava conhecimento teórico acerca do tema e no final desta, fornecia uma atividade onde os alunos a resolviam e no período da tarde as questões eram corrigidas e assim, feito um debate acerca das mesmas. No final do curso foi realizado um questionário avaliativo da atividade com o intuito de avaliar o grau de satisfação e aprendizado dos participantes. Como resultados, 100% dos alunos avaliaram o curso como excelente e 67% opinaram que o curso contribuiu de forma excelente na sua carga de conhecimentos adquiridos. Além disso, 100% dos alunos relataram que o facilitador foi eficiente em repassar o conteúdo, sendo prestativo e acessível. Um aluno declarou que o aspecto mais valioso “foi a troca de conhecimentos e os exercícios de fixação” outro discente relatou que “o curso foi completo e esclarecedor”. Percebe-se, através dos resultados, que a capacitação promovida pelo PET contribuiu para fomentar um conhecimento mais aprofundado que estava em déficit nos participantes sendo que esta foi repassada da melhor forma estimulando ao máximo a capacidade dos alunos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial