CINE DESVELAR: O CINEMA COMO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA.

Autores

  • Mateus Sampaio Alves
  • Thuany Asevedo Farias do Vale
  • Ana Flávia Mendes Lopes
  • Bernadete de Souza Porto

Resumo

O projeto Cine Desvelar, do Programa de Educação Tutorial-PET, do curso de licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal do Ceará-UFC, possui como objetivo o desenvolvimento estético e a promoção de uma leitura crítica sobre temas relacionados aos Direitos Humanos. Ele tem como lócus a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental São Rafael, onde fazemos, desde o 2019.2, mediações de produções cinematográficas. De acordo com Lugão (2009), a criação artística surge a partir de uma necessidade de perceber e entender a realidade social, buscando expressar e materializar os mais diversos significados e valores coletivos. Assim, a arte possui a capacidade de conscientizar acerca de sua essência social como resultado das mais diversas práticas e relações coletivas. Devido a isso, o projeto desenvolve-se a partir de cinco etapas: promoção de uma discussão inicial sobre a temática específica; produção artística referente ao tema; projeção de uma obra cinematográfica que incentive reflexões acerca de tal tema; roda de conversa para discussão sobre a projeção; e uma nova produção artística. As mídias possuem em si a capacidade de veiculação de informações, crenças e valores em uma extrema velocidade, configurando-se, com tal poder de comunicação, em um grande aparato educativo. Já o Cinema, em especial, possui uma capacidade de aproximação dos sujeitos a realidades jamais imaginadas por meio de suas reconstruções e representações. De acordo com Holleben (2008), o Cinema configura-se como espaço pedagógico por produzir conhecimentos e, com a Pedagogia que veicula, possibilita um comprometimento com a transformação da realidade. Percebe-se, assim, a importância de promover debates acerca de temas relacionados aos Direitos Humanos sob uma mediação cinematográfica devido aos diversos conflitos existentes na sociedade e devido aos ataques direcionados a tais direitos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial