CINE PET: A SÉTIMA ARTE COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA, DEBATE E EXTENSÃO NO PET-HISTÓRIA

Autores

  • Maria Daniella Alves Ramos
  • Francisco Alysson Silva Pinheiro
  • João Alesson Vidal da Silva
  • Pedro Gilson de Oliveira Paula Filho
  • Kenia Sousa Rios

Resumo

A atividade de extensão “Cine PET” é um projeto desenvolvido há alguns semestres pelo PET-História, que consiste na exibição de filmes com temáticas voltadas às discussões desenvolvidas e planejadas entre os bolsistas e os tutores durante o ano. Dessa forma, visa incluir não somente a comunidade acadêmica, mas também o público em geral para os debates e a construção de conhecimentos. Dentre nossos objetivos, o principal é ampliar e divulgar os debates que ocorrem entre bolsistas e tutores, não os tornando recluso apenas aos participantes do programa. Outrossim, a discussão por meio da linguagem cinematográfica torna-se mais acessível, convidativa e lúdica, permitindo que um público maior conheça as questões pertinentes e o trabalho de pesquisa coletivo. A organização da exibição deste ano desenvolveu-se em conjunto com a disciplina optativa do curso de História, “Tópicos especiais em História Social - Trabalho e Migração”, que, aborda discussões similares às quais o grupo está percorrendo, incluindo a temática da fome. O filme do cineasta paulista José Padilha, “Garapa” foi apresentado aos alunos da disciplina, aos bolsistas e também a toda a comunidade que compareceu interessada na discussão. Após a apresentação da obra cinematográfica, houve debate iniciado pelos bolsistas e um dos docentes da disciplina. Satisfatoriamente, nossos objetivos foram alcançados com êxito, visto que um grande número de pessoas assistiram e participaram da construção do debate junto com os bolsistas e o professor da disciplina. Além disso, o debate em torno da Fome foi potencializado para outros temáticas. Portanto, o projeto Cine PET mostra-se um eficiente instrumento para o estímulo de uma discussão que realize um intermédio entre as representações cinematográficas e as discussões suscitados pelo curso de História, com o enfoque voltado para a área de História Social. Tal iniciativa mostra-se ser imprescindível para a formação crítica e da consciência histórica dos sujeitos sociais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial