COMUNICAST: PRODUÇÃO SONORA E INSERÇÃO PRÁTICA PARA O ESTUDANTE DE COMUNICAÇÃO

Autores

  • Pedro Victor Lacerda da Silveira
  • Ely Eulle Viana de Oliveira
  • Lais de Oliveira Silva
  • Rafael Viana Novais Correia
  • Gustavo Luiz de Abreu Pinheiro

Resumo

Pensar o podcast dentro do contexto comunicacional é entender os processos de transformação midiática na área da Comunicação Social. Para jornalistas e publicitários, é também perceber as modificações do campo de trabalho e do público-alvo, cada vez mais inseridos na reconfiguração do jornalismo midiatizado. Nesse sentido, o Comunicast, podcast criado pelo Programa de Educação Tutorial dos cursos de Comunicação Social da UFC, apresenta-se como possibilidade de inserção dos estudantes, futuros comunicadores, na prática de produção sonora. Os estudantes envolvidos com o projeto participam das várias etapas da produção, desde a escolha das pautas e montagem de roteiro, realizadas através de reuniões do grupo, a seleção dos convidados especialistas, a gravação, a edição, e, por último, a divulgação nas mídias digitais. O presente trabalho pretende apresentar um estudo descritivo sobre o projeto, relatando de forma detalhada essas etapas. Além do caráter técnico, através dos temas escolhidos, os estudantes envolvidos têm a oportunidade de debater assuntos que agregarão à formação universitária e, principalmente, cidadã. Durante o ano de 2019, os programas produzidos procuraram abordar temas que não fossem precisamente relativos à Comunicação, envolvendo cultura pop e expressões de arte. A decisão foi feita a partir de um desejo dos membros que participam do projeto, compreendendo que o campo da Comunicação transpassa discussões de diversas áreas do conhecimento. O projeto possibilita aos estudantes uma integração entre os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, preparando-os para um mercado caracterizado pela interdisciplinaridade. Além disso, as técnicas de apuração, gravação e edição, pontos trabalhados dentro do projeto, fazem parte da prática da profissão.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial