CRIATIVIDADE E ESCRITA NA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA

Autores

  • Aline Fonseca Lopes Galindo
  • Bernadete de Souza Porto

Resumo

O projeto Clube de Escrita Criativa é um dos projetos desenvolvidos pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto é realizado em uma escola pública de Fortaleza - CE, localizada no bairro Presidente Kennedy, no 3° e 4° ano do Ensino Fundamental I. O projeto tem como objetivo estimular a escrita e a leitura dos alunos de forma criativa e lúdica, utilizando diversos gêneros textuais e diferentes atividades que propiciem a prática da escrita e leitura. Os encontros ocorrem semanalmente no período da tarde. Na vivência desse projeto pode-se perceber a grande dificuldade que os alunos possuem em desenvolver uma linguagem escrita criativa, eles se auto rotulam incapazes de escrever e criar algo. Muitas vezes se interessam mais pela linguagem do desenho do que pela escrita. O presente trabalho objetiva entender os entraves que refletem a dificuldade das crianças em desenvolver textos escritos. Vygotsky (2018) fala acerca da necessidade de estimular a criação literária a partir de temas que as crianças tenham interesse em escrever, sendo isso um facilitador e um estimulo para a prática da escrita. Como metodologia desenvolvemos oficinas de desenho, artes plásticas e jogos para estimular a escrita criativa. Sabe-se que no dia a dia escolar as crianças não tem essa oportunidade de se verem livres e nem estimuladas a criarem, o que gera esse senso de incapacidade e as vezes o desinteresse pelo ato de escrever. Por essa razão percebeu-se a dificuldade das crianças desenvolverem as atividades propostas pelas bolsistas do projeto. Diante disso, conclui-se da importância de ter mais atividades lúdicas e artística que propiciem o estímulo da escrita para que as crianças tenham mais facilidade de criar textos, além de trabalhar mais a criatividade em suas produções escritas e um estímulo à sua imaginação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial