CURSO RECÉM INGRESSO: APROXIMAÇÃO DO CALOURO ÀS ÁREAS DE ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM

Autores

  • Nirvana Magalhaes Sales
  • Gabriella Farias Lopes
  • José Mateus Pires
  • Marcela Matias Sena
  • Victórya Suéllen Maciel Abreu
  • Priscila de Souza Aquino

Resumo

A escolha profissional é um ato complexo e demanda um conhecimento de si próprio para compreender suas habilidades e gostos pessoais (SOARES, 2002). Ao optar pela graduação, o discente deve ter em mente o campo de atuação da profissão escolhida, o que muitas vezes não ocorre, refletindo na frustração em relação ao curso. Desse modo, é vital que a abordagem às áreas de atuação do curso ocorra ainda no início da graduação. Objetiva-se relatar a experiência da organização do curso Atuação do Enfermeiro nos Diferentes Níveis de Atenção: uma abordagem teórico-prática. Trata-se de um relato de experiência sobre o Curso Recém-ingresso, realizado entre os dias 29 de julho e 02 de agosto de 2019, pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal do Ceará (UFC), com público de 38 alunos calouros do curso de Enfermagem da UFC. Foram utilizados recursos multimídias para a exposição das aulas e cada bolsista ficou responsável por ministrar uma aula, além das tutoras. Inicialmente, os calouros foram apresentados ao grupo PET. Após, iniciaram-se as aulas sobre temas como Consulta de Enfermagem em Diabetes, Assistência a pacientes oncológicos, Puericultura, Pré-natal, Vacinação, entre outros. Por fim, os alunos foram encaminhados para o laboratório de habilidades da universidade e para a Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM) para a realização de aulas práticas e observações de consultas. Conclui-se que tal curso é essencial nos primeiros semestres da graduação para despertar o interesse dos calouros para a Enfermagem por meio de experiências teórico-práticas com um campo de atuação. Ademais, concede ao bolsista mediador da aula a oportunidade de iniciação à docência e aprimoramento de competências individuais e coletivas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial