DESENVOLVIMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO

Autores

  • Lucas Farias de Sousa
  • Pedro Lucas Alves de Oliveira
  • Gabriel Gentil Parente
  • Marinna Saraiva Barbosa
  • Heraclito Lopes Jaguaribe Pontes

Resumo

É inquestionável a importância de melhorar o desenvolvimento de uma organização para que possa tornar-se referência no seu ramo, podendo, desta forma, agregar valor ao seu cliente. O mercado de restaurantes e vendas de lanches vem crescendo nos últimos anos, bem como a concorrência nesse ramo, fazendo com que uma adequada gestão seja cada vez mais essencial. Baseado nisto, o objetivo deste trabalho foi formalizar ações estratégicas que permitirão traçar caminhos para o sucesso da empresa. No caso, uma empresa do ramo alimentício em Fortaleza/CE. O estudo foi realizado, inicialmente, com dados coletados a partir de reuniões com a proprietária e, juntamente com a mesma, explicar como o Planejamento Estratégico seria desenvolvido na sua empresa. Em seguida, foi possível traçar uma direção por meio da definição da missão, visão e valores, logo após, foi feito o Planejamento Estratégico, por meio de uma análise do ambiente externo e interno, com a análise SWOT. Por fim, visando assegurar que o planejamento estratégico venha a ser realizado, indicadores e metas foram estabelecidos a partir do Balanced Scorecard (BSC) e Mapa Estratégico, bem como um detalhado plano de ação por meio do 5W2H. Após o estudo, foi possível mostrar um modelo de gestão sólido, a partir do planejamento estratégico dando direcionamento e controle com indicadores, podendo possibilitar a melhora da empresa e aumentar sua competitividade no mercado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial