DESENVOLVIMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO
Resumo
É inquestionável a importância de melhorar o desenvolvimento de uma organização para que possa tornar-se referência no seu ramo, podendo, desta forma, agregar valor ao seu cliente. O mercado de restaurantes e vendas de lanches vem crescendo nos últimos anos, bem como a concorrência nesse ramo, fazendo com que uma adequada gestão seja cada vez mais essencial. Baseado nisto, o objetivo deste trabalho foi formalizar ações estratégicas que permitirão traçar caminhos para o sucesso da empresa. No caso, uma empresa do ramo alimentício em Fortaleza/CE. O estudo foi realizado, inicialmente, com dados coletados a partir de reuniões com a proprietária e, juntamente com a mesma, explicar como o Planejamento Estratégico seria desenvolvido na sua empresa. Em seguida, foi possível traçar uma direção por meio da definição da missão, visão e valores, logo após, foi feito o Planejamento Estratégico, por meio de uma análise do ambiente externo e interno, com a análise SWOT. Por fim, visando assegurar que o planejamento estratégico venha a ser realizado, indicadores e metas foram estabelecidos a partir do Balanced Scorecard (BSC) e Mapa Estratégico, bem como um detalhado plano de ação por meio do 5W2H. Após o estudo, foi possível mostrar um modelo de gestão sólido, a partir do planejamento estratégico dando direcionamento e controle com indicadores, podendo possibilitar a melhora da empresa e aumentar sua competitividade no mercado.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.