EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: COMPOSTAGEM COMO ALTERNATIVA PARA REUTILIZAÇÃO DE LIXO ORGÂNICO
Resumo
A compostagem se caracteriza como uma técnica que permite a obtenção de um solo rico em nutrientes a partir de matéria orgânica em decomposição. A maior parte do lixo produzido no Brasil é composto de resíduos orgânicos e apenas 2% do lixo total é encaminhado para compostagem e reciclagem. Sabendo da importância de diminuir o descarte de lixo e estimular seu reaproveitamento, o PET-Biologia ministrou uma oficina de compostagem durante uma feira de ciências de uma escola profissionalizante em Fortaleza-CE. A oficina foi executada em uma turma com quinze alunos e duas professoras da escola. No primeiro momento, foi feita uma explanação sobre a importância da compostagem, sua utilidade e um tutorial de como ela seria feita. Em seguida, aplicou-se uma prática na qual os alunos foram divididos em grupos menores e os mesmos fizeram suas próprias composteiras. Em outro momento, foram feitas perguntas aos alunos sobre toda a dinâmica anteriormente aprendida e caso respondessem às questões as equipes eram premiadas. Durante a oficina, os alunos foram capacitados para produção e utilização da composteira. Houve interesse dos mesmos em aprender sobre as funções dos principais constituintes, tais como a areia rica em nutrientes e minhocas e o uso de casca de frutas e legumes como fonte de matéria orgânica. Além disso, por fim, cada equipe ganhou uma muda de flor para a plantassem em alguma área da escola. Este momento final da dinâmica teve como objetivo estimular a interação dos alunos e incentivar a manutenção de suas composteiras, até que as mesmas apresentassem os resultados previstos: adubo para nutrir as plantas e a redução do descarte de lixo orgânico na escola. A atividade aplicada promoveu a exploração de diversos conhecimentos da biologia e a discussão sobre as potenciais aplicações de tais práticas, sensibilizando, principalmente, para reutilização do lixo orgânico produzido nos ambientes domésticos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
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