ENERGIA PSÍQUICA E A FORMAÇÃO DO SÍMBOLO: LEITURAS SOBRE A PSICODINÂMICA DA PSICOLOGIA ANALÍTICA DE C. G. JUNG

Autores

  • Lucas Matias Gomes ValÉrio
  • José Davi de Almeida Lira
  • Milena Cruz Raposo
  • Liana Rosa Elias

Resumo

Este projeto de ensino em psicologia analítica foi promovido pelo PET-Psicologia da UFC. Nas chamadas ciências da natureza, utiliza-se a noção de energia para descrever processos nos quais há mudanças de estado ou composição de substâncias. A energia não é um fluido que se move no espaço, mas um esquema abstrativo das transformações observadas pelo pesquisador. Jung propôs que é possível aplicar a mesma noção de energia, seguindo rigorosamente seus postulados, princípios e fatores, para estudar as dinâmicas observadas nos fenômenos ditos psíquicos. Tendo em vista a centralidade e importância da energia psíquica na prática clínica da psicologia analítica, elaborou-se um programa de leituras sobre o tema. O grupo teve como objetivo proporcionar aos alunos da graduação um espaço de socialização, aprendizado e discussão das hipóteses e dos métodos mencionados, contribuindo com a formação clínica de alunos da UFC e de outras instituições. O grupo ocorreu semanalmente durante os dois períodos letivos de 2019. O modelo adotado foi o de leitura colaborativa, de forma que os membros discutiram os conteúdos abordados à partir de suas experiências. Alguns temas exigiram aula expositiva, que esclareceram noções necessárias à compreensão energética. A bibliografia incluiu o capítulo “Função Transcendente”, do Natureza da Psique (8/2), os 3 primeiros capítulos do livro Psicologia e Religião (11/1), o Energia Psíquica (8/1), os 2 primeiros capítulos da parte II do Símbolos da Transformação (5) e o capítulo V do Tipos Psicológicos (6), todos de autoria de C. G. Jung. O cronograma foi previamente definido mas precisou ser flexibilizado mediante as necessidades do grupo, sobretudo no semestre 2019.2. O grupo cumpriu seu propósito inicial, considerando que 10 dentre os 19 inscritos persistiram até o final e que o os relatos de experiência na clínica indicaram aproveitamento excepcional por parte de quem integrou o grupo de leituras.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial