ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR: RELATO DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO

Autores

  • Raimundo Cirilo de Sousa Neto
  • Lucas Matias Gomes Valério
  • Pedro Henrique Capaverde
  • Liana Rosa Elias

Resumo

O Projeto de Apoio à Graduação (PAG), desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial do curso de psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Fortaleza, se divide em três eixos de atuação: Ensino-Aprendizagem, Saúde Mental e Estruturação Curricular. Em 2018 houve uma revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) dos cursos de graduação em psicologia, em especial a curricularização da extensão, trazendo mudanças significativas a seus Projetos Político Pedagógicos (PPP). Guiando-se pelo objetivo principal do PAG, que é oferecer diagnósticos e ações eficazes à graduação em psicologia da UFC, o eixo de Estruturação Curricular visa apoiar a construção do novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) adequando-o às novas DCN’s. Os bolsistas envolvidos atuaram no mapeamento das atividades de extensão desenvolvidas pelos núcleos e laboratórios do departamento, auxiliando assim, a inserção destas na grade curricular obrigatória, além de identificar problemas existentes na formação e propor soluções eficientes. Além disto, os bolsistas participaram ativamente das reuniões do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso e de todo o processo de, não somente revisão, mas criação de um novo PPC junto ao Departamento de Psicologia e suas Unidades Curriculares. Para isso, se fez necessário um estudo aprofundado tanto das DCN’s e do antigo PPP do curso, como do funcionamento e da estrutura da graduação e traçar alternativas viáveis a serem implementadas. Também foram realizadas atividades junto ao corpo discente e ao Centro Acadêmico. Ao final de 2019, após um semestre de intenso trabalho junto à coordenação do curso e ao NDE, já contávamos com uma parte considerável do PPC construído, restando apenas as revisões coletivas, apreciação e aprovação ante as diferentes instâncias da universidade. A experiência aponta para importância de se discutir coletivamente as mudanças estruturais do curso para que assim seja possível construir um curso mais acessível e democrático.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial