ESTUDO DE CASO – MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS (MIP)

Autores

  • Lidia Sarah Dias Mariano
  • André dos Santos Frederico
  • Erika Beatriz de Lima Castro
  • Fernando Gomes Moreira
  • Rosilene Oliveira Mesquita

Resumo

Percebendo a necessidade que os integrantes do grupo PET-Agronomia UFC têm em pôr em prática os conhecimentos teóricos sobre o manejo integrados de pragas (MIP), foi desenvolvido um estudo de caso a respeito do tema, sendo ministrado pelo Prof. Dr. Ervino Bleicher, Entomologista. A atividade teve como objetivo a capacitação dos estudantes sobre a realização de um adequado manejo integrado de pragas. A metodologia de ensino constava de dois momentos, um em sala e a complementação em casa, envolvendo o desenvolvimento de um protocolo de controle. Em sala, o professor debatia a respeito do assunto da aula anterior, entregando as atividades realizadas em casa sobre o estudo de caso (devidamente corrigidas), e ao finalizar cada aula ele definia a cultura e praga que os alunos teriam de solucionar em casa e entregar na aula posterior. Juntamente com a cultura e praga, o professor disponibilizava apostilas e protocolos de controle de praga. E dessa maneira se seguiram as aulas do estudo de caso. O resultado que os integrantes obtiveram foi bom, podendo ver o manejo integrado de pragas com um olhar mais técnico e voltado para a realidade em que os engenheiros agrônomos enfrentam no dia a dia do campo. Ao findar as reuniões de estudo de caso, foi aplicado um formulário de avaliação da atividade realizada. Um das perguntas feitas foram: você acha que esse tipo de atividade deve continuar no PET? e todas as respostas foram "Sim". Além disso foi obtido 95,6% de aprovação das aulas ministradas pelo Prof. Dr. Ervino Bleicher e 81,11% de aprendizagem do conteúdo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial