ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA PARA ABRIR UMA HAMBURGUERIA PARA ENTREGA DELIVERY: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Vinicius Saraiva Campos
  • Alissa Marques Arruda
  • Carlos Heitor Barbosa Noronha
  • Pablo Roberto Grisi
  • Heraclito Lopes Jaguaribe Pontes

Resumo

No atual contexto socioeconômico brasileiro, em decorrência da crescente crise e do alto índice de desemprego, a população vem buscando meios alternativos para obter seu faturamento mensal, por exemplo, motoristas de aplicativos ou entregadores de fast food. Entretanto, muitos correm riscos maiores e tentam abrir seu próprio negócio. O referido estudo visa averiguar a viabilidade econômico-financeira da abertura de uma hamburgueria para entrega em delivery, que opera por meio de aplicativos de entrega de comida, na cidade de Fortaleza, utilizando os métodos Payback, Taxa Interna de Retorno (TIR) e Valor Presente Líquido (VPL). A pesquisa tem natureza básica, objetivo descritivo e abordagem quantitativa, cujas informações advém de fontes bibliográficas e informações cedidas pelo futuro dono do lugar. Observou-se que, nas condições determinadas, o projeto seria um investimento viável, trazendo rentabilidade ao investidor em um período inferior ao projetado. O estudo de caso desenvolvido demonstrou a viabilidade econômica-financeira para se abrir uma hamburgueria para delivery. Como no referente caso o valor do investimento inicial não é considerado elevado, o tempo esperado para o retorno do valor investido é em torno de sete meses, tempo considerado rápido quando se leva em conta o cenário competitivo de restaurantes de delivery. Além disso, ao se analisar a Taxa Interna de Retorno (TIR), verifica-se que esta é maior que a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) no período estudado, indicando que o investimento é economicamente atrativo. Na análise do Valor Líquido Presente (VPL), o negócio também é visto positivamente, pois o VPL é de R$ 1.414,82, o que indica um projeto viável da perspectiva financeira.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial