ESTUDO SOBRE EVASÃO NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ VIA POWER BI

Autores

  • Nathanael Vasconcelos Fernandes
  • Marcos Felipe de Andrade Silva
  • Bruno Luiz Faustino
  • José Eduardo Carvalho de Holanda
  • Ariadne Gomes Farias
  • Rene Pastor Torrico Bascope

Resumo

INTRODUÇÃO. No curso de Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Ceará (UFC) percebeu-se alarmantes casos de evasão. Com isso, notou-se a necessidade de estudar sobre o porquê do número tão elevado de pessoas que saíram do curso. Sob esse viés, coletou-se dados de avaliação dos alunos com interesse em sair do curso e também dados de alunos que já se afastaram, de forma a tentar criar um perfil do que pode ser o problema. METODOLOGIA. Com os estudos feitos, a ideia abrange um painel online com interação automática de acordo com respostas que são enviadas ao formulário de avaliação – feito na plataforma Google Forms - da aula. Primeiramente, lançou-se um formulário, por aula, breve de avaliação anônima com perguntas sobre a aula, o professor e o próprio aluno. Com isso, pelo software POWER BI, os dados coletados vão para um painel, onde o professor pode ver o perfil de rendimento da turma com a ajuda dos gráficos e dados mostrados. Com isso, a ideia consiste em que o professor, baseado nos resultados, adapte sua aula para a turma, fazendo com que possa aumentar o rendimento e o interesse dos alunos. OBJETIVO. O objetivo é fazer com que a graduação no curso de Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Ceará (UFC) possa ser mais atrativa para os alunos, de forma que com essa adaptação os números de evasão diminua, e, também, promover o aumento do desempenho e do aprendizado dos alunos. RESULTADOS. Essa pesquisa foi aplicada na cadeira de Eletrônica Analógica com 35 alunos matriculados. Houve 34 resposta no formulário passado. Com isso o professor pôde receber algumas propostas de melhoria para a aula e teve oportunidade de ver alguns dados de avaliação da sua metodologia. CONCLUSÃO. A pesquisa possibilitou a criação de um modelo que pode ajudar o Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) na redução da evasão e melhorar as metodologias de ensino dos professores baseados no rendimento de cada turma.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial