ESTUDOS EM FENOMENOLOGIA HUSSERLIANA: PESQUISA NO PET FILOSOFIA UFC

Autores

  • Elisandra da Silva Carneiro
  • Paulo Vitor de Melo Serra
  • Braiam Lima Batista
  • Antonia Lia de Andrade da Silva
  • Maria Aparecida de Paiva Montenegro

Resumo

Esse trabalho tem como finalidade apresentar as atividades que o Pet Filosofia vem desenvolvendo em uma de suas células de pesquisa, a saber, no “Grupo de Estudos em Husserl – Gehus”, no qual se elucida as mudanças ocorridas ao longo do pensamento de Edmund Husserl (1859-1938), ao passo em que enfatiza sua aspiração a uma fundamentação do conhecimento científico que repousasse em bases totalmente rigorosas e esclarecidas. Trata-se de estudar essa importante corrente do pensamento filosófico contemporâneo, tendo como obra base as Meditações Cartesianas (1931), visando compreender a questão da intersubjetividade. Ao focar no estudo da obra supracitada de modo criterioso e em suas questões e conceitos pontuais, deve-se pressupor e retomar na medida do possível, as obras A Ideia da Fenomenologia e Conferências de Paris. Para tanto, a metodologia adotará o percurso sugerido pelo autor, em que a exposição por parte do mediador da exposição deverá contar com prévia leitura dos membros do grupo, bem como a retomada de conceitos fundamentais por parte dos presentes, visando ampla conexão e abrangência da obra como um todo. Disso resulta uma experiência valorosa, pois se compreendeu como o autor assegura e constitui a sua filosofia primeira, sob bases seguras, ao se inspirar nas razões de ser prementes em um novo proceder filosófico. Ele admite a passagem por uma egologia que parece intransponível, mas que revela ser um ponto de passagem necessário; porém, deve ser criticada e de fato é superada, ao mostrar a mudança de prisma que perpassa a ideia de uma comunidade de eus para uma comunidade intermonadológica, não percebendo o sujeito como isolado, mas como inserido. Conclui-se a riqueza da questão da intersubjetividade no pensamento husserliano, pois se trata de uma questão fundamental que antecede a reflexão sobre a linguagem. De resto, considera o sujeito como ponto de partida do conhecimento, para o qual o saber fenomênico é possível enquanto relativo à minha consciência.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial