ESTUDOS PLATÔNICOS: PESQUISA NO PET FILOSOFIA UFC

Autores

  • Milenna Carvalho Leite Gondim
  • Elisandra da Silva Carneiro
  • William Bonney Pereira
  • Bruna Nogueira Ferreira de Sousa
  • Maria Aparecida de Paiva Montenegro

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade apresentar as atividades que o Pet Filosofia vem desenvolvendo em uma de suas células de pesquisa, a saber, o “Grupo de Estudos em Platão – GEAP.” A proposta é tentar “habitar” os textos platônicos, partindo daqueles que são costumeiramente recomendados para adentrar nesse universo complexo e convidativo do mundo grego, em especial, no pensamento platônico.Para tanto, o mesmo objetiva estudar os diálogos do elenco socrático e a sempre intrigante técnica da refutação. Nesse sentido, ao longo desse ano, nos detivemos ao estudo de quatro obras platônicas, a última ainda em andamento: Apologia de Sócrates, Críton, Fédon e Banquete e como metodologia de estudo, adotamos alguns pontos de definição: Leitura individual em casa; exposição por parte do mediador da discussão, permeada por retorno à própria obra e debate com os presentes. Disso resulta que esses diálogos socráticos terminam em aporia; ou seja, terminam sem conclusão, sem solução ao problema levantado por Sócrates que, ao tentar questionar seus interlocutores, mostra que o interlocutor pensava que sabia a resposta, mas na verdade não sabia. Porém deixa claro que também não o sabe. Essa postura socrática causa certo espanto, pois percebemos a fragilidade do que pensamos saber.Disso, se pode concluir a busca constante por responder ou entender noções de fundamental importância, como a justiça e seu oposto, a alma e o amor e a influência desse autor nas mais variadas linhas de estudo filosófico. Ademais, o detalhar dos últimos dias de Sócrates antes de sua morte é tratada em três das obras lidas, o que nos propiciou debates amplos de rico valor ético, remetendo-nos à figura que permaneceu fiel às suas convicções e que não admitiu renunciar ao que ensinou, mantendo sua conduta virtuosa e verdadeira durante sua existência.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial