EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROJETO ATELIÊ INFANTIL

Autores

  • Paula Caroline Meneses Rodrigues
  • Bernadete de Souza Porto

Resumo

O presente trabalho busca discorrer sobre a experiência vivida no Projeto Ateliê Infantil, vinculado ao Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizado no Centro de Educação Infantil Joaquim Nogueira nas duas salas de infantil III. Segundo Derdyk (1989), o desenho “é brincadeira, é experimentação, é vivência”, além de representar para as crianças uma atividade que engloba todas as suas potencialidades e necessidades, demonstrando assim o desenvolvimento mental da criança. Portanto, sabendo da importância do desenho na educação infantil, o projeto teve como objetivo incentivar o desenho livre e as varias expressões plásticas das crianças como pintura e escultura, aguçando a imaginação e o processo de criação e recriação das crianças. A metodologia do trabalho contou com releituras das obras da artista Tarsila do Amaral. Acerca da metodologia, no semestre 2019.2, houve primeiramente um período de observação das crianças e posteriormente as atividades lúdicas eram realizadas semanalmente alternando-se entre o infantil III/A e o infantil III/B, buscando levar atividades artísticas que proporcionassem as crianças o contato com materiais diversos e novas formas de desenhar e se expressar. Os resultados indicam que as crianças diante das atividades conseguiram compreender bem o que era solicitado e conseguiram se expressar com muita criatividade. Por fim, foi possível refletir sobre a pratica docente em relação a formação da estética nas crianças, assim como, adquirir experiências e conhecimentos que só a rotina escolar possibilita.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial