FALA SÉRIO: UM ESPAÇO PARA ALÉM DA SALA DE AULA

Autores

  • Yago Oliveira Brandao
  • Suyane Lima Pereira
  • Gustavo Luiz de Abreu Pinheiro

Resumo

O Fala Sério é um espaço de debates promovido pelo Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social (PetCom) da UFC. Com a participação e mediação de discentes, docentes ou membros da sociedade em geral, o projeto tem por objetivo trazer temas de relevância social, podendo contemplar mais especificamente o campo da Comunicação e suas pluralidades. O evento conta com debates sobre temas políticos, sociais e culturais, buscando favorecer uma maior interação dos discentes e da comunidade com esses assuntos. Inicialmente, o assunto de cada edição é definido nas reuniões dos PetCom, quando alguma problemática relevante emerge a partir de acontecimentos cotidianos. Assim, os petianos sugerem o tópico a ser abordado e formam uma comissão organizadora. Em seguida, é feita uma seleção dos convidados que podem participar e enriquecer os debates. A comissão organizadora, então, entra em contato com eles e com o professor de alguma disciplina dos Cursos de Comunicação Social, para que o debate seja realizado no horário integrado à aula, de forma participativa e que auxilie o andamento do conteúdo programático. Vale ressaltar que o evento é aberto à comunidade em geral e ocorre em espaços abertos de ampla circulação ou com capacidade para receber número razoável de pessoas. Em 2019, aconteceram duas rodas de conversa, com a participação de 91 pessoas. As temáticas abordadas foram: “Questões ambientais: o que está acontecendo com o mundo?” e “Programa Future-se”, assuntos que perpassam narrativas inteiramente conectadas com acontecimentos do nosso país. Percebe-se que os temas escolhidos possibilitaram discussões bastante ricas, pois abordaram assuntos que não são tratados dentro da grade curricular dos cursos. Assim, o PetCom promoveu o engajamento dos participantes em espaços de discussão com o tipo de abordagem que cabe a uma Universidade constituir.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial