FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DIVERSIDADE DE GÊNERO: COMO AS QUESTÕES DE GÊNERO APARECEM NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Autores

  • Marianne dos Santos Stunitz
  • Bernadete de Souza Porto

Resumo

O principal objetivo deste projeto de pesquisa e ensino é compreender como as questões de gênero estão sendo tratadas no curso de formação de professores, especialmente no curso de pedagogia da UFC, tendo como objetivos 1) verificar de que modo o conceito de gênero é construído dentro da instituição formadora do pedagogo; 2) descrever e analisar a percepção dos discentes do curso de pedagogia acerca das questões de gênero; e; 3) investigar como a questão de gênero aparece no currículo do curso de pedagogia. O pedagogo é um profissional que deve estar preparado para lidar com a diversidade, seja essa cultural, social, sexual ou, como no foco desse trabalho, de gênero. Dentro deste trabalho compreendemos gênero a partir da definição de Louro (1999), que o vê não apenas como uma construção social, mas sim uma identidade. Como modo de coleta de dados e busca de observação de como a comunidade vê essa temática, foi constituído o Grupo de Estudos sobre Gênero e Educação (GG PET) na Faculdade de Educação (FACED), da UFC. O grupo consistia em encontros quinzenais, sempre as quintas-feiras, e era utilizada a metodologia de roda de conversa (MOURA, LIMA, 2014), para debater um texto previamente escolhido. O projeto iniciou-se em setembro de 2019 e teve 5 encontros com o total de 9 participantes A segunda fase deste projeto mudará o modo de intervenção e coleta de informações. Segundo Oliveira (2018), através da pesquisa qualitativa poderemos ter uma melhor compreensão sobre a subjetividade desses alunos da FACED - UFC e o que eles vêm aprendendo através da mesma sobre a questão de gênero. Os resultados que possuo até agora são prévios, pois a pesquisa não foi finalizada, apenas iniciada por meio do projeto GG PET. O que se pode concluir provisoriamente, então, é que há uma preocupação do curso sobre a diversidade de gênero e para uma melhor preparação dos pedagogos egressos da instituição para isso, mas essa preocupação não surte efeitos significativos nos próprios pedagogos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial