FÓRUM DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO: COMPARTILHANDO METODOLOGIAS
Resumo
Em 2019, o PET da Comunicação Social (PETCom) deu continuidade ao projeto Fórum de Pesquisa, que consiste em promover encontros entre estudantes e pesquisadores convidados para dialogar sobre temas inerentes à pesquisa em Comunicação. Trata-se de uma oportunidade singular para a discussão sobre investigações científicas já concluídas ou em desenvolvimento, permitindo compartilhar experiências e metodologias com os participantes. Entre outros benefícios do projeto, o Fórum de pesquisa contribui para facilitar o aprendizado das disciplinas do âmbito da pesquisa acadêmica da grade curricular, colaborando com referências e conteúdos. Também auxilia estudantes para futura elaboração dos projetos de trabalhos de conclusão de curso e demais pesquisas acadêmicas. A cada edição, o Fórum reafirma a importância da produção científica, somando discussões sobre o desenvolvimento de metodologias, epistemologia, tipos de pesquisa na Comunicação. Como resultado, contribui para despertar o interesse dos alunos na criação de pesquisas na área de comunicação social. O encontro acontece pelo menos uma vez por semestre, no formato de palestra/apresentação oral, abordando temáticas diversas com a participação de convidados pesquisadores, compartilhando seus conhecimentos, experiências, trabalhos e métodos. Em 2019 os encontros, realizados tanto no Instituto de Cultura e Arte (ICA - Pici) quanto no Centro de Humanidades 2 (CH2 - Benfica), foram realizados nos dias 31 de Maio, 16 de Outubro e 11 de Novembro. Os temas escolhidos foram: “Fake News e o Esvaziamento da Política”, “Questões Epistemológicas na Construção de Saber e Conhecimento Sobre África” e “Introdução ao Artigo Científico”. Nas duas ocasiões, o Fórum possibilitou uma discussão mais ampla sobre a produção de pesquisa na UFC, além de intensificar o interesse dos alunos pela área acadêmica e incentivar a participação em congressos e encontros na divulgação de trabalhos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.