GRUPO DE EXPERIMENTAÇÕES ARTÍSTICAS: PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL NO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
O grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Fortaleza, constrói e operacionaliza o Projeto de Apoio à Graduação (PAG), cujo escopo consiste na elaboração de atividades que repercutam na melhoria da qualidade da formação dos alunos de graduação. Para isso, o PAG aposta em três frentes de atuação: estruturação curricular, processos de ensino e aprendizagem e saúde mental na universidade. Esta última tem se revelado cada vez mais pertinente dado o contexto de agravamento do sofrimento psíquico no ambiente universitário. Urge, assim, a necessidade de ações que objetivam a ruptura com processos adoecedores - como as árduas rotinas enfrentadas pelos estudantes -, através de práticas de promoção de saúde mental. Diante disso, concebeu-se o Projeto Oficina do Desejo para viabilizar espaços de criação e experimentação artística, haja vista a potência da arte em produzir modos mais saudáveis de viver, inclusive, a graduação. Realizando encontros quinzenais, o projeto utiliza o método de oficinas de criação que possibilitem experimentações de diversas modalidades artísticas, sejam elas cênicas, plásticas ou literárias. As oficinas são voltadas aos estudantes de graduação em Psicologia da UFC e são conduzidas tanto pelos proponentes do projeto, quanto por convidados que sejam referência na temática de intervenção de dado encontro, como artistas, professores, psicólogas, entre outros. Através dos relatos e avaliações dos estudantes participantes, em especial nas rodas de discussão após a realização das intervenções temáticas, os resultados obtidos são extremamente positivos no sentido de construção efetiva de um momento de contato consigo e com outrem através das experimentações artísticas, algo que precisa ser concretamente estimulado e materializado no curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.