III PRÉ-AGRÁRIAS COMO MECANISMO DE INTEGRAÇÃO E DIMINUIÇÃO DA EVASÃO DOS ALUNOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS.

Autores

  • Savio Justino da Silva
  • Carolina Souza de Castro
  • Mirelysia Meireles Moura
  • Jéssica Aragão
  • Rosilene Oliveira Mesquita

Resumo

O Pré-Agrárias, é uma atividade organizada pelos alunos veteranos dos seis cursos que compreendem o Centro de Ciências Agrárias (CCA): Agronomia, Economia Ecológica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Gestão de Políticas Públicas e Zootecnia e, em 2019, teve sua terceira edição. A atividade tem como objetivos principais a recepção dos calouros, a ambientação ao espaço universitário e a preparação para as disciplinas consideradas difíceis para quem está ingressando, visando diminuir o índice de evasão nos primeiros semestres. O evento ocorreu uma semana antes de iniciarem as aulas do semestre 2019.1, com 40 horas. A programação do evento contou com palestras gerais e aulas específicas para cada curso. A comissão de ensino, foi responsável em designar as matérias que seriam lecionadas para cada curso, demonstrando a importância da participação de um veterano representante de cada curso nas comissões. Além disso, o evento contou com momentos lúdicos com plantio de mudas, uma tarde destinada a um “karaokê” e um momento em parceria com a empresa RedBull chamado “Embromation”, visando a integração dos estudantes. Ao final do evento um questionário foi aplicado, sendo os dados tabulados e os resultados interpretados. Como resultado, 52,9% dos participantes classificaram como excelente, 44,1% como muito bom e 2,9% como Bom. Quanto a aquisição de conhecimentos e a solução de dúvidas durante a aula, 55,9% classificaram como excelente, 35,3% muito bom e 8,8% bom. Portanto, com base nesses dados é possível concluir que o evento teve excelente aceitação e cumpriu com os objetivos esperados, proporcionando aos participantes aquisição de conhecimentos que serão essenciais para os primeiros semestres de seus cursos. Além disso, proporcionou aos participantes uma base necessária para bons desempenhos nas disciplinas iniciais, favorecendo a permanência desses alunos, e consequentemente, reduzindo a evasão nos cursos do CCA.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial