JOGOS MUSICAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
O grupo de Jogos Musicais é um grupo de pesquisa vinculado ao PET-MÚSICA da Universidade Federal do Ceará (UFC) onde os bolsistas estudam e aplicam jogos e brincadeiras musicais com alunos do curso de Música e também com a comunidade, com o intuito de proporcionar novas estratégias de se ensinar e aprender música de forma lúdica, criativa, e diferente dos padrões tradicionais de ensino de música que se estabelecem nas universidades, conservatórios, e escolas durante anos. O grupo utiliza diversos livros como base para as atividades realizadas, e traz como referência educadores musicais como Murray Schafer, Berenice de Almeida, Teca Alencar de Brito, Hans Joachim Koellreutter, entre outros. Durante o ano de 2019 o grupo se reuniu semanalmente para pesquisar em conjunto, e realizou várias oficinas aplicando diversos jogos musicais, podendo destacar a oficina para professores da rede pública, realizada em Julho no Instituto de Cultura e Arte (ICA), e também a oficina para os alunos do curso de Pedagogia da UFC realizada em Outubro na Faculdade de Educação (FACED), onde se obteve o relato dos participantes a respeito do que foi aprendido com a oficina e como essas práticas pedagógicas-musicais auxiliam na sua prática docente, tanto para alunos e professores de música, quanto para educadores de outras áreas de ensino também. De acordo com os relatos dos participantes e com o que o grupo observa sobre a repercussão das atividades, os jogos musicais se inserem como uma ferramenta inovadora de ensino de música, podendo aprender e ensinar música mesmo sem um conhecimento técnico-musical prévio, e para os participantes de outras áreas, essas atividades podem servir como possibilidade de inserir a música na sua prática docente, usando a música como uma ponte para alcançar o aprendizado.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
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