MESA REDONDA SOBRE ASSÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Isabelle Barros Sousa
  • Ana Karen de Sousa Alves
  • Giovanna Evelyn Luna Silveira
  • Luisa Gomes Viana
  • Marcela Matias Sena
  • Priscila de Souza Aquino

Resumo

No Brasil, de acordo com a acordo com a organização internacional de combate à pobreza ActionAid (2019), 53% das jovens brasileiras convivem com o medo diário do assédio. O assédio é caracterizado pelo ato de denegrir, humilhar, perseguir, impor algo e pode ser moral, sexual, stalking e bullying. Tal prática pode ser vista em variados locais, como transportes públicos e privados, ambientes de trabalho, escolas e instituições universitárias. Sendo assim, é imprescindível debater essa temática no ambiente acadêmico. Relatar a experiência do grupo PET Enfermagem UFC na organização de uma mesa redonda sobre assédio. Trata-se de um relato de experiência sobre uma mesa redonda realizada pelo grupo PET Enfermagem UFC, contou com um público de 30 pessoas, dentre elas alunos da graduação de Enfermagem de diversos semestres, professores e profissionais da Universidade Federal do Ceará e de outras instituições, sucedeu no dia 14 de março de 2019, no Departamento de Enfermagem. No primeiro momento, ocorreu uma contextualização histórica, a fim de resgatar a origem do assédio que circunda a cultura machista. Além disso, houve a apresentação de mulheres importantes historicamente e as suas contribuições para o movimento feminista e para a busca de direitos desse grupo. No segundo momento, houve trocas de experiências entre os participantes e a exposição de alguns filmes que abordam o assunto. No decorrer das atividades foi notório que os participantes possuíam muitas vivências relacionadas à temática e que tal situação é uma construção social, que independe de regras e punições. Por isso faz-se indispensável o debate sobre assédio e sobre os direitos das mulheres, a fim de empoderar as pessoas a rebater práticas existentes e disseminar informações pertinentes ao fortalecimento de vítimas reais e potenciais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial