MINICURSO DE ODONTOLOGIA PARA PACIENTES ESPECIAIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EXTRACURRICULAR

Autores

  • Igor Carvalho Chaves
  • Maria Clara Ayres Estellita
  • Gabriela de Sena Ferreira
  • Diana Larissa Leitão Botelho
  • Sarah Posso Lima
  • Mario Rogerio Lima Mota

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) tem como uma de suas atividades de ensino a realização anual de minicurso destinado à graduação. Entre os meses de setembro e outubro de 2019 ocorreu o minicurso com a temática “Pacientes especiais: Condutas odontológicas na atenção primária”, cujo o objetivo foi auxiliar na compreensão de um tema pouco abordado na graduação e contribuir na formação complementar dos discentes. O minicurso foi dividido em quatro subtemas, sendo eles: “Gestantes”, “Hipertensos”, “Diabéticos” e “Idosos”. Os petianos dividiram-se em quatro grupos de três integrantes e foram orientados por professores com expertise no assunto para a elaboração de cada aula. Em cada encontro, realizou-se a aplicação de um questionário com perguntas objetivas acerca do conteúdo da aula ministrada. Cada questionário foi aplicado em dois momentos: o primeiro antes de cada aula (pré-teste) e segundo após o término da mesma (pós-teste). Após a finalização do minicurso, os dados obtidos foram compilados e organizados em tabelas e gráficos. No primeiro dia, foi constatado um aumento de 36,9% no número de acertos entre pré e pós teste; no segundo dia esse acríssimo fio de 29,2%; no terceiro encontro de 35,5% e no quarto e último dia foi obtido um aumento de 5,7% no número de acertos. Dessa forma, foi observado um acréscimo médio de 26,8% no acerto das questões, quando comparado o pós-teste em relação ao pré-teste. A análise dos resultados demonstrou que os estudantes obtiveram um bom rendimento na absorção de conhecimentos, o que evidencia a eficácia do minicurso utilizando o método de acadêmicos ajudarem no ensino de outros acadêmicos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial