“MURAL DA RECICLAGEM”: AÇÃO DO GEEDUCA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Luana Catherine Gomes Prado
  • Joel Vidal dos Santos
  • Luis Eduardo Melo Araújo
  • Erika Freitas Mota

Resumo

A produção e o crescente acúmulo de resíduos sólidos são problemas ambientais recorrentes. Assim, discutir a temática do lixo e da reciclagem no ambiente escolar é uma forma de sensibilizar os alunos com relação aos resíduos gerados em todas as esferas da sociedade. Pensando nisso, os estudantes do Programa de Educação Tutorial de Biologia da Universidade Federal do Ceará (PET-Biologia-UFC) promoveram uma oficina chamada “Mural da Reciclagem” com alunos do 7° ano em uma Escola de Ensino Fundamental do Conjunto Nova Metrópole-Caucaia. Essa oficina foi planejada junto às atividades do Grupo de Estudos em Educação Ambiental (GEEDUCA) e teve como objetivo de sensibilizar e de estimular o pensamento crítico em relação à temática de descarte de resíduos sólidos. A duração da oficina foi de 4 horas e houve dois momentos. No primeiro momento, houve uma exposição de imagens de animais impactados pelo lixo, como também uma descrição de ambientes poluídos e o tempo de decomposição de cada resíduo. O segundo momento consistiu em uma dinâmica, na qual os alunos foram divididos em dois grupos para construir murais, utilizando cartolinas e materiais encontrados no dia a dia, tais como: garrafas PET, embalagens de isopor, latas de alumínio, palitos de madeira e outros resíduos de uso comum. Os estudantes deveriam relacionar os materiais com seu tempo de decomposição. Ao final da atividade, os murais confeccionados pelas duas equipes foram colados na parede da sala com o intuito de expor o trabalho para que, além desses alunos, discentes de outras turmas pudessem observar e compreender os impactos do descarte inadequado de lixo no ambiente. Ações como essas são necessárias para promover discussões acerca dos impactos ambientais gerados pela produção contínua de lixo e com isso possibilitar que os estudantes desenvolvam um olhar crítico para essa problemática ambiental.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial