MUSICOGRAFIA BRAILLE: O IMPACTO DA TRANSCRIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CURSO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.

Autores

  • Mario Anderson Nunes de Castro
  • Thais de Souza Barros
  • Gutemberg Freitas de Andrade
  • Catherine Furtado dos Santos

Resumo

O presente resumo tem como objetivo relatar, através do trabalho de transcrição de material didático do sistema impresso para o método Braille de escrita e leitura, a relevância na formação dos alunos do curso de Música da Universidade Federal do Ceará portadores de deficiência visual, proporcionado pelo grupo de Inclusão do Programa de Educação Tutorial do referido curso. A articulação do grupo acontece no Instituto de Cultura e Arte (ICA) e tem por finalidade proporcionar uma melhor experiência na formação dos alunos cegos do curso, permitindo a eles o acesso de materiais que antes eram ilegíveis além de intensificar o contato do aluno deficiente com o professor, implementando metodologias mais acessíveis e inclusivas de acordo com a necessidade de cada aluno. Para fins de embasamento são utilizados os seguintes referenciais teóricos: Mantoan (2013), Krolick (1975), Tomé (2003) que apontam aspectos fundamentais como: história do sistema braille, normatização da Musicografia Braille e aspectos indispensáveis relacionados à educação inclusiva, além de mostrar caminhos traçados por educadores na ótica pedagógica Inclusiva. Trata-se de um relato de experiência, e tem como lócus especifico a UFC e seus alunos com deficiência visual, além de proporcionar a eles a igualdade em sala, com seus materiais impressos em braille, o contato do PET-inclusão trabalha para que a metodologia dos professores continuem sendo adaptadas para solidificar a cultura inclusiva no curso de Música, manter o bom desempenho dos alunos acompanhados e permitir à eles a melhor qualidade na formação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial