O CINEMA E A PRÁTICA DE ENSINO: MOBILIZANDO PROCESSOS DE APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Ana Flavia Mendes Lopes
  • Thuany Asevedo Farias
  • Mateus Sampaio Alves
  • Bernadete de Souza Porto

Resumo

O CINEMA E A PRÁTICA DE ENSINO: MOBILIZANDO PROCESSOS DE APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES O projeto de pesquisa e extensão Cine Desvelar, do Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), busca utilizar o cinema para debater a sétima arte e auxiliar na constituição de novos conhecimentos e perspectivas dentro do espaço escolar. Ao possuir a compreensão de que a escola é um ambiente de troca e formação de debates, durante todo o mês de novembro de 2019 nos encontramos com duas turmas do sexto ano de uma escola pública municipal de Fortaleza, onde exibimos produções audiovisuais na tentativa de construção e fortalecimento da participação dos educandos como atores. Segundo Holleben: “[…] o cinema é espaço de ensino e aprendizagem, pois produz conhecimentos e pode pela pedagogia que veicula ser um aparato sociocultural comprometido com as transformações da sociedade.” (2008. p.9). Podemos dizer que embora valorizado, o cinema ainda não é visto pelos meios educacionais como fonte de conhecimento e sofre certa resistência por parte dos professores que não reconhecem esse sistema de linguagem como uma atividade séria. Holleben afirma que “[...] o uso do cinema na escola tem sido marginal.” (2008. p.64), a eficiência que o as produções audiovisuais possuem como ferramenta pedagógica para uso educativo e formativo são muitas vezes ignoradas. Tendo em vista o poder de diálogo que o cinema possui e como as obras cinematográficas podem contribuir na formação crítica de alunos (as) e professores (as), o principal objetivo deste projeto de pesquisa, é saber se, e como os professores (as) em formação estão sendo preparados na graduação para organizar esses “ambientes de significação coletiva” (HOLLEBEN, 2008, p. 68) usando a arte e o cinema como mediadores de práticas de ensino e mobilizadoras de aprendizagens.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial