O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DAS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SALABERGA TORQUATO GOMES DE MATOS.

Autores

  • Bruna Cibele Carvalho
  • Geovannia Maria Candido da Silva
  • Bryan Rodrigues de Sousa dos Santos
  • Arthur Silva Moreira
  • Jader de Oliveira Santos

Resumo

O PET nas Escolas é uma atividade de extensão realizada pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará, tendo como objetivo levar para além dos muros da universidade o que é produzido dentro deste espaço. Nesta edição da atividade, foi realizada uma intervenção na EEEP Salaberga Torquato Gomes de Matos com alunos do segundo ano do ensino médio do curso técnico em Meio Ambiente. A escola se localiza em Maranguape, um dos municípios pertencentes a RMF, que se destaca por seu setor industrial primário e proximidade à Serra. Deste modo o grupo optou por desenvolver uma atividade capaz de abordar temáticas pertencentes a Educação Ambiental de forma adaptada as experiências e vivências dos alunos. A atividade teve duração de três dias em maio de 2019. O primeiro dia o grupo introduziu aos alunos noções básicas de Cartografia, incluindo a explicação de alguns conceitos como o de curvas de nível. No segundo dia, o grupo levou para a escola os materiais para a montagem da maquete de curvas de nível e também ocorreu a produção dos simuladores de erosão, esses dois artefatos iriam contribuir para a discussão realizada no terceiro dia da atividade em que foi feita uma discussão de conteúdos que abordavam as características físicas da Serra, como o tipo de relevo, de clima, de solo e hidrografia da região, sendo também realizada uma explanação acerca das leis ambientais que garantem a integridade da APA de Maranguape. A partir das discussões realizadas e o ótimo envolvimento da turma em todas as etapas do processo, se tem como resultado a experiência positiva do contato dos bolsistas com uma forma de ensino mais dinâmica e integrativa de Geografia, e se reafirma importância de se realizar um ensino moldado de acordo com as vivências do público alvo, nesse caso os alunos, para que ele possa ser, de fato, efetivo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial