O TEATRO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DA CORPOREIDADE EM ADOLESCENTES
Resumo
O presente trabalho analisa as ações do projeto de pesquisa e extensão Teatro Emoção do Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto Teatro Emoção possui como objetivo oportunizar experiências que desenvolvam as habilidades socioemocionais dos alunos a partir dos jogos teatrais, visando compreender a importância deste trabalho para formação integral dos mesmos. O trabalho tem como foco a corporeidade, no sentido de se compreender que o sujeito se constitui em corpo-mente, como um só, no qual se relaciona de forma dinâmica com meio no qual está inserido (Bonfim,Pereira,2006), onde o corpo é condição de existência do sujeito no mundo e na vida (Araújo,2004). Possuindo esse conceito de corpo, o teatro é uma ferramenta de extrema importância, pois é uma jornada complexa e única, que demanda sensibilidade, olhar e escuta sensível, para compreender o processo e possuir a compreensão de que cada indivíduo é um ser único, com suas diferenças, especificidades e necessidades. Consciente disso, utilizamos os conceitos de Wallon (1994) para compreender a afetividade, emoção, paixão e relações sociais, para suplantar um trabalho consciente que nos propomos a realizar. O projeto é realizado na Escola Municipal de Tempo Integral Filgueiras Lima, com duas turmas (6° e 9° ano), ocorrendo quinzenalmente às terças-feiras, com duração de uma hora. Sendo esta pesquisa de viés fenomenológica (Capalbo,1990), se registra por meio de diário de campo, observação e registros dos participantes. A pesquisa está em andamento com tempo previsto de conclusão 2020.1. Consideramos então que o jogo teatral é uma importante ferramenta autônoma, consciente e inclusiva, que viabiliza um desenvolvimento interativo, profundo e de grande impacto na corporeidade dos adolescentes.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
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