OFICINA ELEMENTAR, MEU CARO QUÍMICO!

Autores

  • Dalton Mendes de Abreu
  • Ana Debora Silva Almeida
  • Ana Gabrielle do Nascimento Camara
  • Gean Barbosa de Melo
  • Herllan Vieira de Almeida
  • Maria das Gracas Gomes

Resumo

A X Semana da Química da Universidade Federal do Ceará ocorrida em setembro de 2019, teve como temática o Ano Internacional da Tabela Periódica, eleito pela Organização das Nações Unidas como forma de mostrar a importância dos elementos químicos para o desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, o grupo PET Química UFC ofertou uma oficina intitulada “Elementar, meu caro Químico!” durante o evento, objetivando mostrar a importância de alguns elementos no desenvolvimento da sociedade. Através de discussões, o grupo selecionou os elementos ferro, sódio, cloro, prata e tungstênio para serem abordados. A elaboração se deu através de pesquisas de experimentos envolvendo os elementos escolhidos e posterior elaboração de material didático, dividindo em três temáticas: Ferro, Sal (NaCl) e Luz. A oficina atendeu 16 estudantes, 5 alunos da Licenciatura e 10 do bacharelado em Química e 1 da Engenharia de Alimentos. No início, foi feita uma apresentação sobre a história da tabela periódica e explanação sobre os experimentos a serem realizados. Em seguida os estudantes foram divididos em três bancadas de acordo com as temáticas, cada qual contendo dois experimentos. Todos os estudantes tiveram participação nas diferentes temáticas, na forma de circuito, demonstrando interesse em todos os experimentos. Ao final da oficina, os participantes responderam um formulário avaliativo da atividade. Os resultados mostraram que 31,25% dos alunos já compreendiam os conceitos abordados, mas 87,5% responderam que sua compreensão melhorou. Comentários como “Foi uma atividade proveitosa e de extrema importância para a assimilação de conceitos já abordados no meu curso” e “A visualização dos efeitos em nosso cotidiano maximiza a compreensão e o aprendizado”, comprovam a eficácia da oficina no aprendizado dos estudantes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial