OTIMIZAÇÃO DA ALOCAÇÃO DE MONITORES DO PET ENGENHARIA QUÍMICA UFC

Autores

  • Gabriela Brasil Espanhol
  • Gabriela Barros Freitas
  • Samuel Jorge Marques Cartaxo

Resumo

A pesquisa de otimização busca avaliar o conhecimento dos petianos em cadeiras do curso de engenharia química com o fito de alocá-los da melhor maneira possível no projeto de monitorias do grupo PET Engenharia Química. Para essa pesquisa, foram avaliados os conhecimentos que cada um dos petianos tinha nas disciplinas do curso, bem como a participação de outras atividades de ensino realizadas pelo programa. Dessa forma, foi possível analisar e comparar as habilidades, de cada um, competentes à atividade de monitoria. Essa pesquisa ocorreu em duas etapas para, ao final, obter um resultado numérico que possibilitou a análise dos candidatos a monitores. Na primeira delas, foi elaborado um formulário online no qual os petianos respondiam perguntas acerca do grau de conhecimento que tinham sobre o conteúdo da disciplina e que, conjuntamente, expressavam uma nota que variava, em números inteiros, de 0 a 10. Além disso, também foram avaliadas as participações dos petianos em outras atividades de ensino - como o projeto Pró-ExaCTa, realizado pelos PETs do Centro de Tecnologias, voltadas para aulas preparatórias para o vestibular – e edições anteriores do projeto de Monitorias da cadeira específica. Assim, a cada uma delas foi atribuída uma pontuação proporcional ao tempo de participação no projeto e que variava de zero a dois (zero, caso o aluno não tivesse participado do projeto, um para a participação durante um semestre e dois para um ano de participação). Por fim, apesar de ter sido implementado um teste inicial, já foi possível averiguar que a maioria dos petianos estava na monitoria mais adequada. Todavia, cerca de 30% não estava alocado de maneira a maximizar o aprendizado dos estudantes da graduação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial