PALESTRA SOBRE ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
Resumo
Introdução: Pautado no propósito do PET de atuar de modo a complementar a graduação a partir das falhas dela, foi observada o quanto a transição do aluno do cursinho e do Ensino Médio para o ambiente universitário é abrupto e chocante. Nesse contexto, passamos a atuar na recepção dos calouros com uma apresentação oral focada na transição do colégio para a faculdade. Objetivos: Auxiliar os recém-ingressos na FAMED no preparo para se depararem com um ambiente tão diferente daquele ao qual eram acostumados no Ensino Médio. Guiar tais estudantes no início da graduação no tocante a medos, incertezas e dúvidas – por provas, conteúdos e módulos – faz-se mister. Metodologia: A apresentação oral é feita no primeiro módulo da graduação, Educação e Medicina, durando cerca de 1 hora e sendo ministrada para todos os calouros, cerca de 80 alunos. Há uma discussão acerca de diferentes metodologias de aprendizagem com os presentes no auditório, que, geralmente, estão limitados a leituras e resumos no colégio. Além disso, dicas práticas de manejo de tempo e estresse são uma parte que sempre chama a atenção dos ouvintes. Por fim, são explanados alguns temas que assustam os recém-ingressos, como AF e alguns módulos especificamente. Resultados: A apresentação se consolida cada vez mais, tendo sido realizada em três semestres consecutivos devido à tão boa aceitação da Coordenação do Curso e dos estudantes que dela participam. Os feedbacks são feitos de maneira informal, conversando com alunos que participaram, e de maneira direta durante a palestra, na qual o nível de atenção dos alunos é sempre surpreendentemente alto. Conclusão: Pode-se perceber que, com tantos retornos positivos da Coordenação e dos alunos, essa atividade tem um impacto considerável no ingresso dos estudantes de Medicina na UFC. Mediante esse contexto, esperamos que a atividade possa ser continuada para que sirva de meio para os veteranos recepcionarem os alunos de modo a aconselhá-los e tranquilizá-los.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.