PASTORIL MARIINHA DA LÓ: UMA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO FIGURINO PARA A MANIFESTAÇÃO CULTURAL DE PARACURU

Autores

  • Juliana Moura Rocha
  • Robyane Muniz Alcantara de Sousa
  • Adriana Cordeiro de Lacerda Ribeiro
  • Francisca Raimunda Nogueira Mendes

Resumo

Essa pesquisa foi desenvolvida pelo Programa de Educação Tutorial do Curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará no primeiro semestre de 2019 e analisa a relação do figurino com as manifestações culturais cearenses a partir do contexto do Pastoril da Mariinha da Ló de Paracuru, Ceará. O trabalho tem como foco o figurino das Pastoras e sua evolução até o momento deste trabalho. Procurou, também, entender como se dá a transmissão do saber cultural neste grupo e a sua importância como instrumento cultural. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, com a análise de fotos e registros das apresentações do grupo em forma de vídeos disponibilizados no Youtube. Além disso, foi feita uma entrevista com a Mestra da Cultura de Paracuru, a Senhora Mariinha da Ló e sua filha Salete Menezes, que estão à frente do grupo de Pastoril, e a senhora Terezinha de Fátima que apadrinhou o grupo e foi responsável pelo desenvolvimento de muitos de seus figurinos.Em Paracuru, o Pastoril Mariinha da Ló destaca-se como manifestação folclórica, saber repassado de geração em geração e que é considerado um patrimônio cultural, valorizado e reconhecido na cidade. Através da análise do figurino das Pastoras, nota-se que apesar das organizadoras do folguedo não perceberem alterações significativas nas vestimentas, essas sofreram mudanças no decorrer dos anos para atender às necessidades e conceitos que o grupo deseja apresentar. A pesquisa revela, portanto, a importância do figurino como delimitador de grupos e como caracterizador de uma manifestação cultural de um povo e de um período, nos aspectos que se referem à cor, forma e textura. Sendo assim, o presente trabalho pode servir como ponto de partida para outros estudos sobre o figurino do Pastoril.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial