PERFIL BIOPSICOSSOCIAL DE TRABALHADORES DA SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: ESTUDO PILOTO
Resumo
INTRODUÇÃO: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET - Saúde/Interprofissionalidade) da UFC através do Grupo 4 (G4 PET) atua na linha de saúde do trabalhador, com ênfase nos profissionais da área da saúde, que por vezes têm sido mantidos na invisibilidade até mesmo para as políticas de recursos humanos. Justifica-se o desenvolvimento do estudo visando a caracterização da morbidade dos trabalhadores, para posterior subsídio das ações de intervenção em saúde. OBJETIVO: Caracterizar o perfil biopsicossocial de trabalhadores da área da saúde, através da aplicação do estudo piloto. METODOLOGIA: Estudo descritivo, envolvendo 09 trabalhadores da saúde da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Santa Liduina, localizada em Fortaleza (CE). No período de novembro de 2019 foi aplicado um questionário piloto. Posteriormente, os dados foram compilados e analisados, com o recurso do Excel. Pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética da UFC, nesta foi explicado aos trabalhadores o objetivo da aplicação do questionário, respeitando os princípios bioéticos. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Durante a aplicação do questionário piloto, foram registradas as dificuldades e potencialidades do instrumento. Identificou-se associada a atividade laboral, um cenário desfavorável para a qualidade de vida relacionada a saúde. De forma adicional, prejuízos aos aspectos relacionados ao sono, carência na busca por atendimento de saúde, e outros aspectos correlacionados com o desempenho biopsicossocial dos trabalhadores. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Verificou-se que os trabalhadores participantes estão adoecidos, ou em risco de adoecer, o sentimento de não ser reconhecido amplia o sofrimento mental e pode refletir na qualidade da atenção prestada aos usuários do SUS. Sendo, portanto, necessário que a gestão inclua como uma de suas prioridades a atenção à saúde do trabalhador da saúde, nas UAPS.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.