PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

Autores

  • Suiane Melo Albuquerque
  • Juan Lucas da Costa Oliveira
  • Hilder Cesar de Sousa Assunção
  • Paloma Patrícia Soares Moreira de Sant’Anna
  • Ana Barbara de Araujo Nunes

Resumo

O curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC) teve a sua primeira turma no ano de 2010, cuja entrada é feita anualmente, sendo ofertadas 40 vagas. Possui período mínimo para conclusão de cinco anos e integra a unidade acadêmica do Centro de Tecnologia, no Campus do Pici. É atualmente um curso alocado no Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental e tem como foco os pilares do saneamento ambiental, recursos hídricos e geotecnia ambiental, entretanto isso não limita a sua formação possibilitando cursar outras disciplinas de caráter interdisciplinar. Por ser um curso muito recente na universidade, viu-se a necessidade de um estudo que abordasse o futuro de seus estudantes, já que, atualmente são 5 turmas formadas, com média de 130 alunos graduados. O presente trabalho tem como objetivo traçar um perfil dos alunos egressos do curso, e para tal, foi feito uma consulta, por meio de formulário na plataforma google forms, com um espaço amostral de 31 alunos sobre sua atual situação, cada um podendo ser alocado em ‘cursando mestrado’, ‘cursando doutorado’, ‘estudando para concurso ou pós graduação’, ‘trabalhando em empresa privada’, ’trabalhando em empresa pública’ e ‘desempregado’. Em sua maioria, contando com 41,9 % das respostas, os egressos do curso estão cursando mestrado ou doutorado, ou seja, estão na área acadêmica. O número de egressos que estão inseridos no mercado de trabalho, totaliza 51,6%, somando os que atuam em empresas privadas e públicas, o somatório de desempregados foi nulo e apenas 6,5% estão estudando para concurso ou para pós-graduação. Esses números mostram que quase metade dos alunos que responderam os questionários estão no meio acadêmico e a outra metade no mercado de trabalho, mostrando assim um equilíbrio entre as escolhas que se encontram disponíveis, com um perfil variado, o que se acredita que as escolhas feitas pelos egressos devem-se as oportunidades encontradas por cada um no momento da sua conclusão de curso.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial