PESQUISA “POR QUE VALE A PENA VIVER?”
Resumo
Int: A saúde mental do corpo discente no curso de Medicina é pauta constante nesse meio acadêmico, uma vez que esse grupo é reconhecido pela literatura como de risco comportamentos suicidas (SANTA; CANTILINO, 2016). O Setembro Amarelo é um movimento que visa conscientizar a população sobre prevenção ao suicídio (SOUZA et al., 2018). Obj: Os objetivos foram: 1) sondar, por meio de uma pergunta aberta, as motivações alegadas por estudantes do curso de medicina sobre o valor da vida; 2) suscitar reflexões a respeito do tema. Met: Entre os dias 18 e 30/09/19, foram expostas 4 urnas em pontos estratégicos da faculdade com a pergunta “Por que vale a pena viver?” com um bloco para respostas anônimas dos estudantes de medicina. Os dados obtidos foram estratificados conforme temas. Resut: De 960 estudantes foram obtidas 123 respostas, dentre as quais apenas 23 identificavam o semestre ou fase de formação acadêmica do respondente. Quando categorizadas as respostas, foi observado que 28,5% das respostas citavam uma 3ª pessoa (família, amigos, relacionamento amoroso, etc); 27,7% tinham motivações hedônicas (sexo, drogas, comer, etc); 19,5% afirmaram que viver vale a pena; e apenas 1 indivíduo citou o curso de Medicina entre suas motivações. Não valia a pena viver ou não sabiam se valia a pena tiveram 8,13% das respostas. Concl: O levantamento de dados exposto devido a pequena amostra não é capaz de traçar um perfil fiel da motivação dos estudantes de medicina para viver. Porém, são de valia para levantar questionamentos a respeito dos motivos das respostas e suscitar novas discussões e pesquisas a respeito do tema, sugerindo a execução de uma pesquisa mais bem fundamentada e elaborada para obtenção de dados mais concretos e representativos, uma vez que cerca de 10% dos estudantes não manifestaram motivos para viver. SANTA, ND; CANTILINO, A. Rev. bras. educ. med. v. 40, n. 4, p. 772-780 SOUZA, FGM et al (org.). Prevenção ao Suicídio. ISBN 9788579246777Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
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