PET NA ESCOLA

Autores

  • Brysa dos Santos Fernandes
  • Cíntia Farias de Brito
  • Larissa Mota de Sousa
  • Lyanna da Silva Araújo
  • Marcelo de Castro Callado

Resumo

Consiste em uma palestra, realizada semestralmente, que visa apresentar o curso de Ciências Econômicas, bem como tratar de temas relevantes para estudantes de ensino médio, como oportunidades na Universidade Federal do Ceará e temas relativos à economia em geral. Tais palestras têm como público alvo os alunos da rede pública de ensino médio e serão realizadas nos espaços físicos da faculdade de economia da UFC. O PET na Escola tem como objetivo contribuir para a formação do aluno de ensino médio. Na palestra, trata-se da rotina de estudantes universitários e em como um curso superior em uma Universidade Federal pode ser fundamental na vida dos estudantes. Além disso, são realizadas algumas brincadeiras para que os alunos entendam melhor como algumas áreas da economia funcionam.O principal objetivo da atividade é agir como intermediador no processo de interação entre os estudantes do ensino médio e a universidade; ampliar o horizonte de conhecimento dos alunos participantes, mostrando aos estudantes as curiosidades e assuntos relativos ao curso de economia e à profissão do economista; ampliar o conhecimento sobre a rotina dentro de uma universidade; discutir quais as disciplinas ministradas no curso de economia; e realizar atividades para que os alunos entendam melhor como um economista pensa e trabalha.O PET-Economia selecionará uma instituição pública de ensino médio a que será contemplada com a atividade. Para tanto, um petiano ficará encarregado de entrar em contato com o gestor responsável e de reservar um ônibus, que conduza os alunos do colégio à faculdade. Dois ou mais bolsistas farão a palestra com um tema sempre definido com antecedência e esta será realizada em um dos auditórios da faculdade. Logo após o fim da atividade, será realizado um coffee break, com o objetivo de aumentar o contato entre os estudantes universitários e alunos do ensino médio.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial