PET NA GRADUAÇÃO - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: Os dois anos iniciais do curso de Medicina da UFC são compostos por módulos teóricos das Ciências Básicas, como fisiologia e bioquímica que, mesmo essenciais à boa formação médica, se restringem a atividades teóricas ou em laboratórios, gerando certa frustração nos alunos, que anseiam a vivência prática da futura profissão. Objetivos: Visando intervir nesta demanda, o PET Medicina criou a atividade ''PET na Graduação'', inserindo o PET no dia-a-dia dos estudantes e estimulando habilidades docentes nos petianos. Métodos: Utilizando o modelo de ''Diagnósticos de Rua'', atividade em que o diagnóstico de patologias ocorre por sinais “patognomônicos”, as aulas associam conceitos teóricos vistos no módulo em que a atividade se desenvolve com achados da prática clínica, estimulando nos alunos o aprendizado dos fundamentos básicos do processo saúde-doença e trabalhando o raciocínio e as habilidades diagnósticas. As atividades se baseiam no diagnóstico de síndromes através de ferramentas interativas que estimulam o raciocínio clínico, como imagens, vídeos, áudios e casos clínicos. Analisamos a evolução do aprendizado dos alunos, aplicando questionários antes e depois das atividades. Resultados: Atualmente, atuamos nos módulos de Sistema Respiratório, Imunopatologia, Aparelho Locomotor, Relação Parasito-Hospedeiro e Sistema Nervoso; após o sucesso das primeiras atividades, o projeto obteve apoio de professores da coordenação dos módulos, incluindo as atividades do PET na Graduação no cronograma oficial, beneficiando em média 240 alunos de 3 semestres.Conclusões: Além da consolidação do aprendizado de conteúdos básicos pelos alunos dos semestres iniciais do curso de Medicina, observamos maior interesse dos acadêmicos na aplicação dos conteúdos na prática médica. Para o grupo de petianos, o ganho foi o desenvolvimento das habilidades comunicativas, resolução de problemas, didática e raciocínio clínico para discutir as dúvidas dos ouvintes. Apoio: MEC/PET-SESu.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
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