PET NAS DISCIPLINAS E EXPERIÊNCIAS AFETIVAS: O MAPEAMENTO COLABORATIVO NA COMPREENSÃO DO CAMPUS BENFICA

Autores

  • Luana Vitoria da Silva Rodrigues
  • Marcos Vinicius Vieira do Nascimento
  • Assíria Batista Santos
  • Mariana Amâncio de Sousa Moraes
  • Jader de Oliveira Santos

Resumo

Um dos principais objetivos do Programa de Educação Tutorial é buscar alternativas que possam trazer contribuições para graduação, a atividade aqui apresentada busca cumprir com essa proposta. Denominada PET nas Disciplinas, a atividade faz parte do eixo de Ensino do Programa de Educação Tutorial – PET Geografia UFC e ocorreu em três momentos, a partir de intervenções na disciplina Oficina Geográfica I, ofertada para alunos do 2° semestre do curso de licenciatura em Geografia UFC. O objetivo foi mostrar aos alunos a aplicação da Cartografia Social, culminando na elaboração de um mapa afetivo em conjunto com os alunos a partir de suas vivências no campus Benfica da UFC, para que assim pudessem aplicar posteriormente tal metodologia em suas aulas. As intervenções ocorreram nos dias 20 e 27 de maio e 17 de junho. A primeira ocorreu no Departamento de História - Campus Benfica e foi dividida em duas etapas: primeiramente ocorreu uma breve revisão dos conceitos básicos da Cartografia e apresentação da metodologia adotada. Na segunda etapa, os alunos foram divididos em equipes e direcionados a setores do campus, onde mapearam as construções existentes para que posteriormente fosse produzido um mapa a ser utilizado na etapa seguinte. A segunda intervenção, aconteceu no dia 27/05 onde ocorreu a elaboração de cartazes de problemáticas e potencialidades acerca do Benfica. A partir da utilização do mapa do campus, produzido na primeira etapa, os alunos foram induzidos a colorir os espaços de acordo com suas vivências no Campus Benfica, adotando as cores azul para sentimentos bons; laranja para conflitantes; amarelo para sentimentos neutros e vermelho para sentimentos ruins. A última etapa foi de apresentação do mapa afetivo produzido e avaliação da atividade. Por meio da dinâmica, verificou-se que o campus se mostra não só como locus de obtenção de conhecimento, mas também um lugar, com a criação de laços de afetividade e pertencimento a partir das experiências vividas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial