PET PEDAGOGIA COMO CANAL DE CONSTRUÇÃO AFETIVA E FORMAÇÃO ACADÊMICA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações afetivas e a formação acadêmic¬a proposta pelo PET Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. O Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia, segundo manual de orientações básicas do PET (2019, p. 4) é um programa que propõe aos alunos a realização de atividades extracurriculares, fornecendo assim, um meio para a promoção de uma formação mais completa, tendo em vista o incentivo e a autonomia que é dada aos alunos para a criação de projetos que enriqueçam e contribuam com a formação acadêmica, a qual é alicerçada ao tripé da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Segundo Pivetta et al (2010, p. 378), a articulação dessas três atividades promove a transformação do conhecimento, o que permite unir teoria e prática. Sendo assim, é possível criar laços afetivos, não só com os integrantes do programa como também do corpo discente do curso de pedagogia e da universidade como um todo. Para a metodologia, nos amparamos nas ideias de Cordazzo et al (2007, p. 124), pois fez-se um levantamento bibliográfico, no intuito de uma análise interpretativa. Segundo Mahoney e Almeida (2005, p. 16), o ato de interação do aluno com seus pares e a forma como ele desenvolve e se apropria do conhecimento, sofre influência direta da ação do professor sobre esse aluno, mostrando o quão importante são os laços de afetividade no desenvolvimento da cognição do aluno e no processo de interação. Tal análise nos permite compreender que o grupo PET, ou seja, tutores e alunos do programa favorecem um meio propício para o crescimento pessoal e coletivo, o que contribui para a desenvoltura dos seus membros, sua criticidade, sua criatividade e seu compromisso com a educação tutorial em todas as atividades, proporcionando uma formação eficaz e de forma integrativa.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
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