PRIMEIRO CONTATO DE PETIANOS EM AVALIAÇÕES DE PROJETOS EM ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Francisco Arthur Victor Silva Figueiredo
  • Amablly Renata Martins de Moura
  • Vitoria Lima Camelo
  • Erika Freitas Mota

Resumo

O Programa de Educação Tutorial de Biologia da UFC (PET Biologia UFC) promove e participa de diversas atividades voltadas ao Ensino Médio da rede pública de ensino, como Feira das Profissões, Feiras de Ciências, Navegando na Ciência (atividade realizada para alunos de 1° e 2° ano relacionadas às áreas de Biotecnologia, Meio Ambiente e Saúde) e BioF5 (atividade realizada para alunos de 3° ano sobre conteúdos atuais e relevantes para o ENEM), possibilitando a atuação dos petianos em atividades de extensão, ensino e pesquisa. Por conta do seu histórico e contato com diversas escolas, o PET Biologia UFC foi convidado pela EEEP Leonel de Moura Brizola, que já foi sede de ações como Navegando na Ciência e BioF5, para compor bancas avaliativas de projetos nas áreas de Meio Ambiente, Saúde e Educação, as quais o Programa possui uma maior afinidade. É evidente que a participação em momentos como esse é de suma importância para a formação acadêmica dos petianos e para os discentes avaliados, pois a presença de um estudante universitário é uma forma de incentivo para os alunos, principalmente para os de turmas de 3° ano, que almejam ingressar em uma Universidade Pública. Além disso, participar de mesas avaliativas é um meio de o petiano adquirir maior autonomia em sala de aula, como saber se posicionar em diferentes situações. Durante as apresentações, as equipes tiveram no máximo 15 minutos para apresentarem e os petianos julgaram os seguintes aspectos: tempo de apresentação, relevância do projeto, caderno de bordo, metodologia e criatividade. Ao fim de cada apresentação, os avaliadores faziam considerações finais, ressaltando que, anterior à atividade, a organização da escola orientou aos integrantes do PET que julgassem e fizessem comentários aos trabalhos dos alunos, de forma motivadora e incentivadora, para reconhecer o esforço dos alunos e para que eles passassem a se sentir capazes de realizar novos trabalhos ou, ainda, melhorar os já realizados.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial