PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE - PAD MONITORIAS

Autores

  • Beatriz Fiuza Fialho
  • Letícia de Fátima Santos Brasil
  • Alexandre Araujo Bertini

Resumo

O Programa de Apoio ao Discente – PAD na sua versão Monitorias, teve início como uma atividade de ensino desenvolvida pelos integrantes do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará – PET Civil UFC, com o objetivo de auxiliar os discentes do curso nas disciplinas de Programação Computacional para Engenharia e Probabilidade e Estatística. Durante o período letivo de 2019.2, a atividade foi reformulada, objetivando agraciar uma maior parcela dos discentes do curso de Engenharia Civil da UFC. Assim, foram definidos objetivos principais a serem alcançados ao fim do semestre letivo, foram estes: ter o número mínimo de três disciplinas ministradas dentro da atividade e possuir pelo menos dois discentes da graduação como monitores além dos PETianos já envolvidos. Nesse sentido, foram escolhidas novas disciplinas com nível de dificuldade considerável para os alunos e para serem ofertadas pelos novos monitores, as quais foram: Análise de Estruturas II, Resistência dos Materiais II, Mecânica dos Solos I e II e Probabilidade e Estatística. A partir das novas disciplinas, iniciou-se a fase de escolha dos novos monitores. Os critérios utilizados para essa escolha foram: recomendação de professores, desempenho exemplar na disciplina e disponibilidade de horários. Foram selecionados 6 monitores discentes, atingindo um dos objetivos pré-estipulados para a atividade. A forma de realização da atividade contando com discentes da graduação ministrando as monitorias acarretou uma melhora na relação entre os PETianos e os alunos da graduação. Já no contexto de metodologia, o PAD Monitorias é aplicado como aulas “tira dúvidas”, com resolução de provas antigas e listas da respectiva disciplina. Essa metodologia foi reformulada, visto que anteriormente a atividade não possuía adesão dos alunos, de modo que o número de discentes por aula aumentou consideravelmente, atingindo o objetivo inicial proposto pela atividade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial