PROJETO DE EXTENSÃO EMFI - ENSINO MÉDIO NA FILOSOFIA

Autores

  • Pedro Lopes de Lima
  • Braiam Lima Batista
  • Bruna Nogueira Ferreira de Sousa
  • Arthur Siebra Barreto
  • Maria Aparecida de Paiva Montenegro

Resumo

O projeto EMFI (Ensino Médio na Filosofia), promovido pelo PET- Filosofia UFC, é uma atividade de extensão do curso de filosofia às escolas de ensino médio, onde é trabalhado o desenvolvimento do senso crítico dos alunos, a partir de diversas atividades que priorizam o estudo filosófico sobre temas relevantes para a comunidade em geral. Nesse contexto, o EMFI tem como objetivo principal formar jovens com capacidade de reflexão autônoma que compreendam a importância desse pensamento filosófico e seu potencial papel de transformação social. Ademais, pretende melhorar a qualidade do ensino de filosofia já existente nas escolas públicas trabalhando, por exemplo, lógica e argumentação através de atividades como palestras e minicursos para que o pensamento e o discurso dos discentes sejam fundamentados teoricamente. A partir disso, a metodologia consistiu na realização de reuniões com os alunos durante o intervalo de almoço na EEEP Joaquim Moreira de Sousa durante os semestres 2019.1 e 2019.2. Durante esse período, houve o planejamento conjunto dos temas a serem tratados nas atividades filosóficas, a fim de que tais atividades fossem elaboradas a partir das demandas dos estudantes. Como resultado obteve-se a realização e participação de discentes e bolsistas do projeto nas seguintes atividades filosóficas: 1) Minicurso intitulado “A Lógica na Filosofia: Dos Pré-Socráticos aos Analíticos; 2) Palestra sobre a construção teórica da Filosofia Africana; 3) Debate sobre as implicações sociopolíticas das atuais mudanças na Previdência Social, entre outras. Conclui-se que, a fomentação  de uma maior participação dos alunos em atividades filosóficas promoveu a melhora da argumentação nos debates e da escrita dos participantes a partir do estudo orientado de conteúdos selecionados pelos próprios estudantes, mediados pelos bolsistas do projeto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial