PROJETO DE TUTORIA AOS CALOUROS DA ENFERMAGEM DE 2019: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Segundo Basso (2008), escolher uma profissão não erradica todos os dilemas existentes, pois durante a trajetória acadêmica o aluno vivencia muitas inseguranças com relação ao seu curso. O discente, ao não corresponder às expectativas da universidade e de si próprio, tende à sensação de frustração e, consequentemente, ao desligamento do curso. Assim, estratégias de acompanhamento estruturado são importantes para os novos alunos a fim de garantir uma continuidade no curso escolhido. Objetivou-se relatar a experiência do grupo Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC) na realização do projeto de tutoria aos calouros. Relato de experiência sobre a realização do Projeto de Tutoria voltado a calouros do curso de Enfermagem, que realiza encontros quinzenais, durante o primeiro ano de curso. O projeto teve duração de fevereiro de 2019 a novembro de 2019 e contou com a participação dos acadêmicos do primeiro e segundo semestres. São realizadas oficinas e aulas sobre temas pertinentes ao início da vida acadêmica. A participação é voluntária e os alunos são apadrinhados. Os bolsistas PET se dividiram para garantir um acompanhamento individual de cada aluno. O projeto envolve atividades que visam reduzir os índices de evasão do curso. As atividades têm o intuito de preparar o ingressante para o início da vida acadêmica, abordando assuntos importantes para o ensino superior e esclarecendo dúvidas sobre o ciclo básico. Os temas dos encontros são: gestão de tempo, oficina de slides, oratória, currículo lattes, dentre outros. Também foi realizada a concessão de materiais que poderiam ser utilizados pelos calouros. Percebe-se que a construção da aprendizagem durante o projeto dá-se de forma mútua, uma vez que petianos e calouros trocam experiências acadêmicas sobre temas diversos. Sendo assim, o projeto de tutoria demonstra ser uma ferramenta importante não só na redução da evasão, mas na consolidação de vínculos entres discentes.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
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