PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ORIENTADOS AO MODELO TRIPLE BOTTOM LINE: UMA ANÁLISE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
A universidade é um instrumento de grande importância para a sociedade, dada sua atuação por meio de projetos que compõe o tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. No caso da extensão, sua característica essencial consiste em um maior contato com as demandas da sociedade, para que o conhecimento e as ações promovidas na universidade ultrapassem seus muros. Neste contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar os projetos de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) sob as lentes da sustentabilidade. Para tanto, foi utilizado o modelo conhecido como Triple Bottom Line, para a classificação dos projetos de extensão da UFC nas dimensões da sustentabilidade (ambiental, social, econômica) e suas interseções (socioambiental, socioeconômica, eco ambiental e sustentável). A metodologia de coleta utilizada foi a pesquisa documental, que reuniu informações sobre os projetos de extensão da UFC, e para sua análise foi utilizada a análise de conteúdo. Assim, foram analisados 1.040 projetos da UFC em seus seis campi. Devido a inconsistências na base de dados, tais como projetos sem objetivos, sem características de extensão ou com área temática não determinada, foram classificados 815 projetos nas dimensões da sustentabilidade. Com isso, os resultados mostram uma concentração de projetos de extensão voltados ao desenvolvimento social, com uma representação de 78% do total de projetos classificados. Os demais são projetos na dimensão econômica (6%), socioeconômica (6%), socioambiental (4%), ambiental (3%) e eco ambiental (1%). Na dimensão sustentável, que representa o atendimento conjunto das dimensões ambiental, social e econômica, foram identificados apenas 2% do total de projetos classificados. Dado esse diagnóstico, conclui-se que há uma necessidade do fortalecimento de projetos de extensão nas dimensões econômica e ambiental, além de suas interseções.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
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