PROTAGONISMO DA JUVENTUDE DO ASSENTAMENTO SABIAGUABA E O COMBATE AO ÊXODO RURAL

Autores

  • Isadora Linhares Portelinha
  • Matheus Silva Oliveira
  • Francisco Tavares Forte Neto
  • Maria Lúcia de Sousa Moreira
  • Maria Lucia de Sousa Moreira

Resumo

O assentamento Sabiaguaba (Amontada-CE), região noroeste do Estado, possui uma história de lutas pela conquista da terra em decorrência de conflitos fundiários. As comunidades que o compõem, Caetanos de Cima, Matilha e Pixaim, desenvolvem manifestações culturais de protagonismo juvenil e feminino. Tais ações estão relacionadas ao folclore e às tradições locais fortemente ligadas a produção do coco e a pesca. Objetiva-se com este estudo relatar as diferentes expressões culturais das famílias assentadas, com foco na juventude, e relacionar tal fato ao combate do êxodo rural. Para tal, foi realizada uma visita de campo como parte das atividades do PET Agrárias - Conexão de Saberes, para o assentamento Sabiaguaba nos dias 20 e 21 de novembro de 2019. Durante esse período foram utilizadas algumas metodologias para o conhecimento do local e obtenção de dados, como: leitura de paisagem, visitas aos quintais produtivos dos assentados e das assentadas, rodas de conversa com os produtores e produtoras rurais e, também diálogo acerca da realidade do assentamento. Com os relatos de vivência dos assentados foi possível mensurar a valorização da educação em seus diversos âmbitos através de grupos culturais que valorizam a história e as tradições das comunidades do assentamento. Nesse contexto, foram apresentados alguns grupos, como o de teatro, o de dança do coco e o de batuque. Portanto, notou-se o engajamento e interesse dos jovens nestas atividades, o que desperta neles o desejo de concluir os estudos formais e retornar ao assentamento, contrariando a triste realidade êxodo rural da juventude nessas comunidades. Assim a valorização da história, da cultura e da tradição local por meio da organicidade de grupos de expressão artística possui papel importante na formação dos jovens assentados, tanto subjetiva, quanto no desenvolvimento do sentimento de pertença dentro da comunidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Programas de Educação Tutorial